Os cientistas de laboratório, engenheiros e técnicos de combustão da Fike, procuram permanentemente desenvolver uma compreensão aprofundada das ciências associadas ao fenómeno das explosões através de uma conjugação de investigação, análise teórica e métodos empíricos. Mas talvez ainda mais importante do que isso é o facto de aplicarmos esta investigação e estes testes ao desempenho dos nossos próprios produtos.

Usando este conhecimento, a Fike trabalha continuamente no desenvolvimento de novos produtos, nos avanços do nosso conhecimento sobre os limites de desempenho dos produtos existentes e no fornecimento de abordagens conceptuais para os esforços de desenvolvimentos futuros. A atenção que a Fike dedica à investigação e desenvolvimento de produtos tornou a nossa empresa num líder no mercado da proteção contra explosões.

ENSAIOS DE ALÍVIO DE PRESSÃO

LABORATÓRIO DE FLUXO ASME

O Laboratório de Fluxo da Fike é um laboratório de caraterização do fluxo de caráter genérico destinado a quantificar o desempenho de dispositivos de disco de rotura, combinações de disco de rotura/válvula de alívio de pressão e qualquer outro dispositivo cuja capacidade de fluxo e/ou resistência ao fluxo necessite de ser determinada. O laboratório é usado como uma ferramenta de investigação e desenvolvimento, para apoiar aplicações específicas de clientes e muitas outras oportunidades de ensaios exclusivos:

  • Ensaios de resistência ao fluxo de desenvolvimento de produtos e testes de capacidade
  • Testes de certificação ASME “UD”
  • Auditorias de produção de 5 anos ASME de dispositivos de discos de rotura certificados
  • Medições de capacidade de fluxo
  • Testes de capacidade de combinação de discos de rotura juntamente com válvulas de alívio de pressão
  • Testes de certificação “UV” (válvula)

Os engenheiros da Fike que são responsáveis pela supervisão e manutenção de registos de ensaio estão credenciados como “observadores autorizados” (OA) pela ASME e pelo RN. Estas credenciais foram obtidas através da realização de um exame técnico realizado por um representante do Laboratório de Ensaios NB. Alguns engenheiros do laboratório da Fike obtiveram igualmente credenciais para supervisionar e certificar testes que produzem dados de resistência de fluxo e capacidade de fluxo certificáveis. O Laboratório de Fluxo cumpriu os requisitos da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME) e do National Board of Boiler and Pressure Vessel Inspectors (NB) sendo uma unidade de ensaios e testes certificada (certificação # PRD-023).

LABORATÓRIO DE METALURGIA

O Laboratório de Metalurgia da Fike é vital para o design e para a engenharia dos produtos da Fike, uma vez que é utilizado para melhor o conhecimento sobre o comportamento dos materiais utilizados no fabrico. A presença local da Fike permite que a investigação aos produtos seja executada de forma mais rápida e eficiente por uma equipa com cerca de 40 anos de experiência em metalurgia e ciências dos materiais. Entre os testes disponíveis através do Laboratório de Metalurgia da Fike são:

  • Análise de Discos de Rotura, placas, barras, tubos, etc., para efeitos de dimensões e forma, limpeza, estado da superfície (incluindo metais e revestimentos), modos de falha, a condição microestrutural e constituintes, tamanho de grão e condições de fronteira, segregação química, e microdureza
  • Medição e análise microscópica, arquivamento de imagens e relatórios eletrónicos
  • Solidez de recipientes sob pressão e propriedades materiais após tratamento térmico
  • Consistência da forma e profundidade de discos de rotura/explosão
  • Tempo de aquecimento no forno; efeitos atmosféricos e da temperatura sobre os materiais do disco
  • Efeitos da corrosão sobre discos de rotura e propriedades corrosivas dos materiais dos discos

APOIO À APLICAÇÃO/INDÚSTRIA

Os serviços de teste da Fike estão disponíveis para certificar produtos personalizados desenvolvidos para aplicações específicas do cliente … incluindo produtos fabricados para contratos na área da defesa/aeroespacial, aplicações especiais de manuseamento de gás e muitas outras variantes de ofertas de produtos standard. O Laboratório de Fluxo também pode possui competência na área dos testes de fluxo para outras necessidades de caracterização de fluxo – como por exemplo conjuntos e coletores, e componentes de proteção contra incêndio e explosão. E uma vez que a Fike possui equipamentos que variam entre 1/4-polegadas e 4 polegadas, temos capacidade para testar uma gama de tamanhos de disco mais ampla do que qualquer um dos nossos concorrentes.

A Fike tem vindo a usar estes recursos/instalações de teste únicas para apoiar as necessidades de testes de organizações específicas da indústria. Além disso os experientes e credenciados técnicos do laboratório da Fike participam com regularidade em conselhos e comités industriais nacionais, incluindo a ASM (American Society for Metals), ASTM (American Society for Testing and Materials), ASME (American Society of Mechanical Engineers), AICHE (American Institute of Chemical Engineers) e a ASNT (American Society for Nondestructive Testing).